segunda-feira, 18 de junho de 2012

Felipão diz como Brasil foi do medo à confiança


Técnico pentacampeão afirma que temeu pela sorte da Seleção contra a Bélgica, nas oitavas de final de 2002. Mas depois time ganhou mais força

A seleção brasileira fez uma ótima primeira fase na Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e no Japão. Venceu Turquia (2 a 1), China (4 a 0) e Costa Rica (5 a 2). Resultados que colocaram o Brasil nas oitavas de final com certa moral. Certo? Sim, mas não na cabeça do técnico Luiz Felipe Scolari, que dez anos depois comenta aquela conquista.
saiba mais
Felipão confiava no potencial de sua equipe, claro, mas o duelo com a Bélgica, no primeiro mata-mata da competição, deixou Felipão tenso, preocupado, com medo. Afinal, o time europeu, segundo o técnico, não tinha nada a perder, não tinha pressão. Diferentemente de Inglaterra e Alemanha, que viriam a ser adversários.
- O jogo contra a Bélgica foi o mais difícil para gente na Copa do Mundo. Eles não tinham nada a perder. É diferente de jogar contra Inglaterra, Alemanha... – falou, durante entrevista ao Esporte Espetacular (a íntegra vai ao ar em duas partes, nos programas dos dias 15 e 22 de julho, na TV Globo) .


rivaldo brasil bélgica copa do mundo 2002 (Foto: Agência Getty Images) 
Rivaldo, autor do primeiro gol, foi o destaque daquela partida contra a Bélgica 

A partida, realmente, foi complicada para a Seleção. No primeiro tempo, o Brasil teve chances importantes, mas a Bélgica também. O time europeu teve, aliás, um gol anulado. Polêmico! O árbitro marcou falta em Roque Júnior. Houve muita reclamação por parte dos belgas.
felipão brasil bélgica copa do mundo 2002 (Foto: Agência Getty Images) 
Felipão não poupou gritos durante a dura partida

- Temi pela sorte da Seleção. Eles tinham um time bom, organizado e fechado. Só depois que fizemos o primeiro gol é que demos uma respirada. E ali, pela primeira vez naquela Copa, havia a tensão de saber que se não ganhássemos, no dia seguinte voltaríamos para casa – comentou Felipão.
O gol da Seleção demorou mesmo a sair. Foi um sufoco. Rivaldo, aos 22 minutos, em belo lance individual, acertou lindo chute e deu mais tranqüilidade ao time – Ronaldo faria o segundo, aos 42. Mas quem também teve atuação fundamental nos momentos de pressão da Bélgica foi Marcos. O goleiro fechou o gol.
- Depois de passar da Bélgica, o Brasil virou candidato mais forte ao título. Se antes nós tínhamos 16%, passamos a ter 30% de chance. E outra coisa que mudou é que começamos a ver que as notícias vindas do Brasil, do povo, eram positivas. Passamos a ter muito mais confiança – finalizou o técnico.
Na sequência, o Brasil passou pela Inglaterra, nas quartas de final, pela Turquia, nas semifinais, e pela Alemanha, na decisão, sagrando-se pentacampeão.
rivaldo brasil bélgica copa do mundo 2002 (Foto: Agência Getty Images)
Rivaldo, o craque do jogo, fez excelente Copa do Mundo em 2002 

Nenhum comentário:

Postar um comentário